O GRANDE MESTRE DO KARATE DO – Por Roberto Sant’anna

Massatoshi Nakayama
Hoje, Nakayama Masatoshi Sensei faria 99 anos de idade caso estivesse vivo.
Infelizmente, ele faleceu em 1987 aos 74 anos de idade, repentinamente de problemas relacionados ao coração.
Nakayama Sensei foi o homem responsável pela disseminação do Karate do Shotokan a nivel Internacional, e tambem pela metodologia moderna , usada hoje em dia para ensinar o Karate do, baseando sua teoria em conceitos científicos, o que fez com que o karate da JKA fosse reconhecido como tecnicamente o melhor Karate do planeta.
Sei que muitos vão virar a cara quando lerem essa afirmação,mas estou me referindo ao estudo dele em relação ao aproveitamento máximo do corpo como arma de ataque.
Nakayama foi um gênio do Karate do, trouxe o Karate para o mundo através do Esporte de competição, sem perder a essencia da arte marcial. Sempre manteve vivos os ensinamentos aprendidos com seu mestre Gichin Funakoshi, o Fundador do karate moderno.
Apesar de ser Janponês, compreendia a mente de um Caucasiano, as diferenças entre as Culturas, e mesmo assim, conseguiu ser uma unanimidade Internacional. Fundador da JKA e do infame Treinamentos de Instrutores desta organização, até hoje, único no mundo, e responsável direto pela formação de grandes mestres como Kanazawa, Enoeda, Shirai  dentre outros.
Parabens Sensei Nakayama, seu real Legado nunca será esquecido por aqueles que amam verdadeiramente o Karate do Shotokan.
Agradeço todos os dias por meu pai ter me conduzido a um Dojo afiliado a JKA do Japao.
Ometetou Nakayama Sensei!!!

10 comentários sobre “O GRANDE MESTRE DO KARATE DO – Por Roberto Sant’anna

  1. O mestre Nakayama contribui muito para a evolução do Karatê moderno, estou para comprar o restante de sua coleção de livros, os quais considero acervo essencial para quem pratica Karatê.

    Seria bom se fosse postado durante um determinado período um pouco mais da história do mestre Nakayama, para enriquecimento histórico dos leitores do blog.

    Oss.

    Curtir

  2. Ossu!

    Muito o resumo histórico da importancia de Nakayama Sensei para o desenvolvimento do Karate,pois foi através do trabalho e dedicação do Mestre Nakayama ,que chegamos hoje a milhares de karatecas em todo mundo.Funakoshi Sensei semeou o Karate-Do,mas foi o cuidado e zelo de Mestre Nakayama,fez com que o Karate crescesse forte e bem enraizado.

    Ossu!

    Curtir

  3. No site do sensei Roberto fala da história da JKA desde sua fundação até os dias atuais.

    Acompanharei o conteúdo com interesse, pois alimento grande interesse da história do Karatê em sua riqueza de detalhes, coisa dificílima de aprender em muitos dojos, infelizmente.
    Agradeço a todos os colaboradores deste blog pelo bom serviço informativo prestado de forma gratuita e ao alcance de todos os praticantes de Karatê no Brasil.

    Oss.

    Curtir

  4. Sensei Roberto, obrigado por contribuir para o nosso conhecimento no karate. Sensei Nakayama merece muito respeito por tudo que fez por essa arte marcial.
    Oss

    Curtir

  5. fala-se por demais sobre historia e federações e mestres, deveriamos é ter uma só grande mestre com seus suditos de nivel em sua proteção e ser feito somente um karate shotokan, colocando assim somente encontro para fomação e tiraria-se o esporte. que ca entre nós nada tem com o estudo do karate nosso modo de vida. oss.

    Curtir

  6. Adora este tipo de arte karate , quera ao longo do tempo ser mestre de Karate
    Eu so quinto kyu o meu metre Lúcio

    Curtir

  7. Sensei Roberto. Parabéns pela respeitável trajetória e notável experiência no Karate. Igualmente meritória iniciativa em escrever a matéria sobre Nakayama. Porém, tem uma palavra que penso estar inserida de forma inadequada certamente por equivoco de edição. No sexto parágrafo o Senhor se refere ao Treino Criado para instrutores da JKA como “infame”.Recomendo revisar. Osu!

    Curtir

  8. Ola Wellington….nao foi erro de interpretacao. Foi proposital mesmo. OUvi isso diretamente da boca de pelo menos 3 graduados neste Curso. Tamanha barbaridades que ocorreram com alguns dos candidatos e participantes. Contrariando completamente os ensinamentos de Funakoshi Sensei.

    Curtir

Deixe sua opinião por favor. Oss!