MAKIWARA – 1º Parte

Construindo uma makiwara
Makiwara do Pinto

Acredito que o post de hoje deixou muita gente ansiosa e mais uma vez, vou pedir desculpas a vocês pela demora.

A fabricação e o treinamento com a makiwara vem sendo um assunto muito discutido nos fóruns de karate na net. Como o material para pesquisa é escasso,  decidi contribuir com o pouco que sei sobre o assunto.

Fazendo uma breve explicação sobre esse equipamento que acompanha o karate desde o início, a Makiwara é uma poste de madeira enterrada no chão ( em geral) com espessura de base entre 4 ~ 5 cm e 2 cm de espessura no topo, onde nessa região é enrolado uma corda (de sisal) que é usada para receber os golpes, daí vem o nome em japonês MAKI= 巻 WARA=藁,que literalmente significa palha (corda de sisal)  enrolada, serve ainda para  amortecer o impacto, juntamente com a flexibilidade da madeira.

O objetivo é desenvolver a potência das técnicas de chutes e  socos através da prática diária. É nesse aparelho que aprendemos a sincronizar a  contração e descontração muscular juntamente com a respiração e o uso do solo.

Esse tipo de treinamento é essencial para um karateka de nível médio ao avançado, mas não o recomendo para iniciantes, pois é necessário um conhecimento e domínio razoável do kihon.

Muita gente fala dos males que a prática com a makiwara proporciona e que isso contribuiu para o desaparecimento do equipamento nos dojo’s,  mas eu não acredito nisso.

Acredito que  a quantidade de crianças que “ invadiram” os nossos dojo’s foi a verdadeira causa, pois não é indicado o uso por crianças, e isso levou a um efeito dominó, pois os sensei’s que foram formados nessa fase de desaparecimento,  tiveram pouca ou nenhuma instrução sobre o uso correto.

Infelizmente, a humanidade prefere falar mal do que procurar a verdade, pois hoje em dia “usam os efeitos nocivos da prática errada” como desculpa para sua falta de conhecimento sobre os treinos  e com isso sofremos os efeitos colaterais da acomodação desses supostos sensei’s.

Para começar, vou mostrar a fabricação e montagem do equipamento, não é nenhum bicho de sete cabeças.

Ainda sobre o material, eu escolhi a madeira mais flexível que tinha a minha disposição. A maioria do pessoal que está pensando em construir fica na dúvida quanto ao tipo de madeira, outros que já possuem uma makiwara contam que é essencial uma madeira de qualidade, forte, dura ou coisas do tipo.

Bem, já fabriquei várias  durante esses mais de 10 anos que treino com esse aparelho e nunca me dei o trabalho de verificar o tipo de madeira, apenas fazia um pequeno teste ainda na loja , colocando-a  de pé e tentando envergá-la com as mãos enquanto escorava com o pé, assim dava pra ter uma idéia da flexibilidade.

Mas, na maioria das vezes, usava alguma madeira que encontrava nas sobras da reforma da casa dos meus pais.

Se por acaso o local que você irá “instalar” for a céu aberto, onde ficará exposta ao sol e a chuva, então sugiro que seja realmente uma madeira de qualidade, mas caso não, então porque não trabalhar com material reciclado? Assim talvez 2012 seja menos  sinistro (MEDO!).

projeto da makiwara
Frontal e lateral

Uma coisa importante  que deve ser levada em consideração é a espessura da base e do topo,  eu indico usar uma madeira com 4~5 cm de base, e que vá diminuindo até os 2 cm , assim a flexibilidade aumenta no topo mas mantém a ponta inferior forte, onde parte do impacto produzido irá se dissipar.  Isso pode ser feito, na maioria dos casos, na própria loja onde foi comprada a madeira, infelizmente aqui no Japão não consegui.

A altura também é fundamental, em geral é 1,50 cm , mas eu aconselho e medir a altura do seu peito (plexo solar). Uma makiwara muito alta pode fazer com que você eleve o nível dos seus quadris no momento do giro , assim como também muito baixa pode levá-lo a  socar em um nível muito baixo, perdendo a penetração do golpe. Veja bem, usar a força da gravidade para aumentar a potência do golpe é possível, mas dependendo do ângulo você poderá ter o efeito contrário.

Quanto a largura, indico 10 cm. Deixo claro que essas medidas são as que tenho usado nas makiwara que treinei, usando a experiência como base, mas segundo  Funakoshi sensei no seu livro Karate-Do Nyumon, as medidas são outras.

Makiwara no apartamento
Makiwara no apartamento

A forma de fixá-la é sempre o maior problema, ainda mais quem mora em apartamentos. No meu caso, além de morar no quinto andar ainda tem o problema das construções japonesas que são sempre em madeira, apenas as paredes principais são feitas de tijolos ou concreto, mas não é possível colocar  parafusos por conta da estrutura feita para suportar terremotos ( ou pior, a falta dela), então tive que mais uma vez fazer uma “engenhoca” como mostrei no vídeo.

Talvez  a forma que fixei não sirva para vocês, mas me comprometo a ajudar  a encontrar o melhor modo  para cada caso, é só entrar em contato comigo e me dar uma idéia de como é o espaço que vocês pretendem colocar.

Existe um outro modelo para usar na porta (sala, cozinha,quarto, etc) que ainda está sendo estudado, talvez eu publique em uma outra ocasião.

Procurando na internet, podemos encontrar vários outros modelos para diversos casos, alguns um tanto  limitados se tratando de variações de treinos,  mas que podem servi de base para algumas idéias . Encontrei esse vídeo muito interessante de um karateka que também mora aqui no Japão e sofre do mesmo problema que  o meu, a falta de espaço. Mas ele mostrando o seu lado “Macgyver”, desenvolveu um modelo que além de ser forte também é de fácil uso, podendo ser levado  para qualquer cômodo da casa ou até mesmo fora, o interessante é que existe tal makiwara nessa forma a venda nos site japoneses de equipamentos, pelo singelo valor de 510 doláres , QUE FACADA!!

Ainda falando em “número$”, todo o material da que construi custou cerca de mil yens ( cerca de 11 dólares), bem a baixo dos quase  50  mil yens doa SHUREIDO.    Melhor mesmo é você fabricar a sua e ter uma gostosa experiência.

Macgyver construindo a sua makiwara!!

Agora falando sobre a que preparei para mostrar a vocês.

Notem que a base está totalmente  fixa, mas posso retira-lá a hora que desejar com apenas a remoção de algumas porcas e parafusos, a idéia inicia era usar porcas do tipo borboleta para facilitar ainda mais , porém não seria possível apertar o parafuso tão forte quanto com o uso de ferramentas.

Mesmo totalmente presa por parafusos , a madeira ainda tem vibração considerável para proporcionar tensão necessária e não causar problemas futuros ao seu corpo.

Entre  a minha viga de madeira e a base da makiwara, coloquei uma borracha de pouco mais de 0.5 cm, como forma de isolante sonoro, na esperança de diminuir o barulho e evitar vizinhos na porta.

Tomei o cuidado para não  deixar a parte maior do parafuso  de frente para o lado que vamos usar para bater, pois isso pode causar acidentes sérios, nos avanços  em oitsuki você pode esbarrar com o pé.

almofada-makiwara-tokaido
Presente para o leitor

E finalizando,  a almofada para socar.  Confesso que já usei  a famosa corda mas não indico, no treino diário  a palha vai com certeza provocar ferimentos, que  ao contrário do que os  masoquistas de plantão pregam, calos e cortes não são   sinais de treino forte, mas sim de cabeça oca.

Calos e ferimentos nas mãos vão te incapacitar de  continuar a rotina, jogando todo o trabalho  por água a baixo. Tenham em mente que o calejamento da makiwara é a última coisa importante, na verdade seria um efeito decorrente, e tal calejamento não se limita apenas aos nós dos dedos e sim  o interno, como rádio, ulna, úmero e  tendões que com o passar do tempo tornam-se mais espessos e resistentes.

Você pode estar fazendo o mesmo
Você pode estar fazendo o mesmo

Os benditos calos e ferimentos só servem para  mostrar aos amigos que você é o cara que gosta de  autoflagelar suas mãos em um pedaço de madeira  mas sem nenhum bem aparente ( em muitos casos eles estão certos pensar assim).

Há algum tempo atrás comprei  almofadas para makiwara da marca TOKAIDO, são resistentes e aparentemente não causam ferimentos.  Como sobraram 3 destas almofadas então decidi presentear os 3 primeiros leitores que tiverem interesse e que comentarem no post de hoje. Os vencedores serão decididos pela hora dos comentários, para quem já está cadastrado no blog o comentário é postado automaticamente, mas  para quem vai comentar pela primeira vez, só é postado depois da minha verificação, então  só depois da autorizar os primeiros posts é que poderei saber os ganhadores.

Infelizmente não deu para falar sobre treinamentos, já que isso tornaria o post gigantesco  e cansativo de ler,  mas os próximos serão sobre formas  de como usar e riscos que podem acontecer caso não tomem os cuidados necessários, mas nada que a devida orientação e o bom senso não resolvam.

Um abraço, continuem participando e visitando o blog.

Até a próxima.

Oss!

Texto e edição de video por  Daniel Pinto.
Filmagem e revisão de texto por  Priscilla Pinto.

94 comentários sobre “MAKIWARA – 1º Parte

    1. Eu queria uma almofada para o makiwara. por favor estou precisando se der de vc me enviar ou me dar seu email fico grato.

      oss!

      Curtir

  1. Faz tempo que não treino com a makiwara. Confesso que foi mais por minha culpa, visto que tenho espaço de sobra pra montar uma aqui em casa mas, enfim, acabo protelando.
    Lembro que na época que eu treinava com o Uriu sensei usávamos uma havaiana ( o chinelo) amarrada com uma faixa branca, dessas do mesmo material do kimono vagabundo da Torah. Bem melhor que corda, certamente.

    Abraços!

    Curtir

    1. Warui, agora vc vai ter uma razão pra colocar a makiwara no quintal e deixar a Thiara_Flor de lado um pouco.
      VOC~E ACABOU DE GANHAR UMA ALMOFADA PARA SENTAR A MÃO NA MAKIWARA INTEIRAMENTE GRÁTIS!! E NÃO É SÓ ISSO , LIGUE AGORA MEMSO PARA ESSE NÚMERO QUE ESTÁ APARECENDO NO CANTO DIREITO SUPERIOR DIAGONAL PERPENDICULAR AO HEMISFÉRIO SUL SO SEU VÍDEO E CONCORRA A UMA VIAGEM DE TREM SUBTERRÂNEO NO HAITI COM TUDO PAGO!!!
      Ligue agora, não deixe de ligar , ligue hoje mesmo!!
      666-6666-2012
      Manda o endereço completo para danielbushi@gamil.com
      Valeu pela ajuda Warui Sama!

      Curtir

  2. Muito bem Pinto San, já estou fazendo o download dos vídeos para por no mp4, para depois ir ouvindo melhor as suas explicações, ao mesmo tempo que for tentando construir uma para mim. Um post muito útil para todos os Karatekas, parabéns e obrigado.

    Curtir

    1. Carlos ora pois! estás a ganhar uma almofada para makiwara, obrigado pela visita e espero vc nas próximas postagem.
      Um abração para os karateka’s de Portugal! Que sabe um dia eu vou por ai !

      Oss!
      envia o seu endereço para danielbushi@gmail.com
      Oss!

      Curtir

  3. Parabéns Daniel, ficou sensacional suas orientações de fabricação e até já de adiantos sobre os treinamentos, curti mesmo, até pq já tirei algumas dúvidas qnto a medidas da makiwara, na ultima que eu tinha feito aqui em casa, inclusive o Maraschin chegou a brincar um pouquinho qndo passou por Floripa, eu tinha usado uma pedaço de tatame por baixo da corda onde se bate, ou seja onde fica essa almofada da tokaido, esse pedaço de tatame é uma especie de amostra gratis, ele tem o formato de um pequeno circulo, mas acho que ao invés da corda deveria ter feito como vc sugeriu: colocado um tecido grosso por cima, vivendo e aprendendo hehehe, outra coisa q curti foi a musica que vc escolheu pro 3º video durante a montagem hehehe, desejo a vc e sua familia, muita paz e alegria, continue com esse trabalho no blog pq está sensacional, sucesso Daniel.

    Curtir

  4. Pinto Sama,

    Muito legal a sua Makiwara, você não tem idéia de como eu apanho aqui em casa para fazer equipamentos de caleijamneto..rsrsrs
    Já até amarrei a madeira em um pneu.

    Vou estudar os seus vídeos e adaptar a minha casa… minha mulher vai ficar louca de raiva… hehehe

    Não sabia que se vendia a “cobertura” para a Makiwara aí no Japão… é cara $$$$?

    Grande abraço e bons treinos.

    Oss.

    Curtir

    1. PÕ andré, ma sum pouquinho mais cedo e vc levava , mas fico te devendo uma pra te entregar pessoalmente!
      Um abração e bons treinos.
      Oss!
      P.S a almofada custa 18 dolares

      Curtir

  5. E ae Sensei Pinto Sam, muito boa a explicação sobre makiwara, me tirou algumas dúvidas … aqui em casa eu to fazendo uma, mas como tenho espaço vou fazer uma daquelas enterradas no chão mesmo … aí me interessei na sua promoção , vou deixar meu email se vc quiser conversar depois : heitor.amaral@hotmail.com

    Curtir

  6. como eu faria no caso, de colocar ela em uma parede? ai eu dispensaria aquelas “trancas” que ficam ali na parte perto da porta? como poderia deixar ela bem fixa a parede?

    OSS!

    Curtir

    1. Júnior, Oss!
      Vai ter que furar a parede para colocar pelo menos 3 parafusos para fixala.
      Existem uns 2 tipos de modelo que eu conheço que pode sre úteis pra você. Tem esse aqui que é simples também http://migre.me/iL53. Note a base dela que e é na parede é fixada com 4 parafusos. E também tem esse outro modelo http://migre.me/iL5p que é até elegante fora prático.

      Quando decidir instalar , manda um email pra mim que a gente pensa em um projeto legal.
      Oss! Infelizmente a almofada não dei pra levar .

      Curtir

  7. Pinto San, parabéns pelo blog! Ótima atualização!
    Também moro em apartamento, a idéia foi muito boa!
    Gostaria de ganhar uma das almofadas! =D

    Oss!!!

    Curtir

  8. Oss,

    Pinto Sensei,

    Gostei muito da postagem e, brevemente, lhe solicitarei para saber como montar Makiwara em lugares sem pilares, com apenas paredes mesmo…

    … e caso não lhe faça falta, eu quero uma borracha de Makiwara!

    Grande abraço e me comunico por e-mail!

    Oss!

    Ps.: Parabéns pela postagem!

    Curtir

    1. Perdeu Playboy!! Heheheh
      Sacanagem, a almofada acabou , mas tira umas fotos do local que você quer colocar a makiwara , ou mostra por video que a gente pensa em um melhor jeito pra colocar.
      Você sabe que a gente é amigo e não tem frescura né!
      P.S Você conhece o Anderson?
      Oss!

      Curtir

      1. Oss,

        KkK!

        Eu não queria mesmo! (Hehehe)…

        Depois eu mando as fotos aqui do local (eu tenho aquela porcaria de ferro que faz uma zuada dos infernos).

        Anderson Barreto? Ele é meu Senpai!

        Oss.

        Curtir

  9. Pinto San

    Sabes da minha paixão por makiwaras. Estas tuas dicas estão ótimas, tanto a prática quanto a montagem do makiwara são dignas do nome ARTE marcial.

    Abraços. Oss

    Curtir

  10. Parabéns pela matéria!
    Ajudará muitos karatecas na confecção do makiwara. Tenho varias fotos colhidas na internet mas sempre ficou alguma duvida de como proceder. Agora é ira atras de uma boa madeira. Mais uma vez parabens pela iniciativa!
    Oss!!!

    Curtir

  11. Oss, MUITO bom! procurei muito, só achei em outros idiomas, agora em português e com explicação em video, mais facil Ainda!

    Ôss!

    Curtir

  12. ola !!!!!!! daniel. Sou faixa laranja de karate tradicional aki do piaui . venho acompanhando seus videos que já me ajudaram bastante a desenvolver,pricipalmente aquele treinamento com borracha..muito bom !!!
    Lendo essa postagem sua ..queria saber se você conhece o makiwara de Pneu..muitos colegas utilizam e dizem ki é muito bom devido a facilidade do deslocamento do aparelho.

    Curtir

    1. Olá Jullian, Oss!
      Do Piauí! Legal!
      Meu primo que é 3ºdan e um karateka de primeira ta morando e ensinando karate ai, ainda ta fazendo aquele frio? Hehehe
      Jullian, já ouvi falar muito dessa makiwara com pneus, mas não se te dizer se é bom ou não, penso até em construir uma para mim só pra testar e dar minha opinião.
      Oss!

      Curtir

  13. parabéns daniel.
    seu blog é o melhor do gênero.
    parace até coisa de japones.
    quanto ao presente, deixa para você me dar quando vier para o brasil e passar uns dias aqui em goiás.
    vou organizar um curso para pagar suas despesas vindo até aqui.
    você vem em dezembro, né?
    oss!

    Curtir

    1. Só vou ai se o senhor me prometer um passei de opala a 140 por hora mas na segurança!!
      Será um prazer conhecer sua terra e o senhor sensei,Oss!

      Curtir

  14. E ae Pinto san ,
    gostei de mais de sua matétia sobre a makiwara .
    Já tinha procurado me informar mais sobre os treinos e como fazer mas sua matéria foi ótima voce tá de Parabéns !
    Como sempre voce me ajudando a conhecer mais sobre o karate com suas ótimas matérias .
    Oss !

    Curtir

  15. Muito bom, parabens, vc gosta mesmo de Karate, pretendo ir ao Japão com meu sensei Sasaki, quem sabe não nos encontramos e trocamos alguns gyaku´s.

    Curtir

    1. Paulo, no meu perfil do blog tem o numero do meu telefone aqui do japão, quanado estiver aqui me ligue pra a gente se conhecer !
      Oss! Obrigado mesmo ela consideração!

      Curtir

  16. Primeiro, gostaria de parabeniza-lo por suas informações que muito das vezes ñ nos são passadas por nossos professores. Tal vez por falta delas ou para manter seu ego. Daniel, tenho um quintal de acimentado. Vc temalguma idéia de como posso “constrir – montar” um makiwara nesse tipo de solo ?
    Um gde abç,
    Pedro
    OSS…!!!

    Curtir

  17. Primeiro, gostaria de parabeniza-lo por suas informações que muito das vezes ñ nos são passadas por nossos professores. Tal vez por falta delas ou para manter seu ego. Daniel, tenho um quintal acimentado. Vc temalguma idéia de como posso “constrir – montar” um makiwara nesse tipo de solo ?
    Um gde abç,
    Pedro
    OSS…!!!

    Curtir

    1. Pedro obrigado mesmo.
      Sobre a makiwara ,você pode fazer da forma tradicional que é enterrando ela no chão, mas pra isso vai ter que quebrar o piso de cimento na largura da madeira, colocar alguns pregos nela antes , depois colocar no buraco aberto e tampar com cimento,ou então fazer um pequeno canteiro com tijolos na largura da madeira, colocar a madeira dentro, usar algumas pedras ou restos de tijolos para cobrir a base da madeira e tampar com cimento, fica melhor que abrir um buraco o chão. Mas nesse caso veja a medida da makiwara que de ter exatamente a altura desejada, já que você não irá precisar enterra-la.
      Oss! Se precisar pode contar comigo.

      Curtir

  18. Prezado Sensei, acompanho a tempos seu blog e achei muito interessante a abordagem sobre makiwara já que comecei a pouquíssimo tempo desferir os primeiros socos nesse aparelho, o que inclusive me levou a concluir que ainda preciso aprimorar mais meu kihon.

    Mas assim que isso ocorrer, se ocorrer, pretendo retomar o treino com makiwara e, além de utilizar o do dojo, fazer um pro apertamento também!

    OSS!

    Curtir

    1. Foi mal Rina, mas vai ter outros e com certeza virá chegar em qualquer lugar do Brasil e do Acre também, hehehe!
      Oss!

      Curtir

  19. Pinto sensei OSS!
    Eu quero a almofada da TOKAIDO mesmo sujinha huahuahaua!
    Acho que Sou o primeiro a comentar pena que eu não sei me cadastrar no site 😦
    Conto com a sorte de vc aceitar o meu comentário.
    Graças a Deus e ao sensei vou poder ter meu própio Makiwara, to até emocionado.
    Parabéns mais uma vez pelo blog e por compartilhar o seu conhecimento com os Kohai.
    Oss!

    Curtir

  20. Eu Não Fazia idéia que o Blog do Pinto SAN Ta Bombando!, Pinto San, Tava no hora de fazer um Blog em varios idiomas!

    Curtir

  21. Parabéns Pinto San, pelo seu trabalho.. eh de grande valia seus ensinamentos principalmente para karatecas iniciantes como eu por exemplo.. venho a alguns dias assistindo seus vídeos no youtube, sobre treinamento Taisabaki, Kiron, treinamento com elásticos, montando makiwara e outros.. hoje treino com sensei Renato Dandas em recife/PE Brasil sou faixa Verde ainda.. Mas pretendo me aprofundar nessa arte.. e com seus ensinamentos, vai me ajudar muito.. Parabéns mais uma vez e muito sucesso pro seu blog. Oss!

    Curtir

  22. Caro Daniel,
    Fico muito grato por sua atenção. Em breve estarei “montando” o makiwara.
    Abç,
    Pedro.
    PS: por gentileza, vc poderia informar-me o preço do karate gi TOKAIDO aí no Japão ?

    Curtir

  23. OSS!!!

    arranquei o couro do seiken,na verdade já estava calejado,mas de tanto bater acho que queimou e estorou a bolha de calo.e agora está em carne viva. o mais recomendado é,parar de bater e deichar cicatrizar ou continuar batendo em cima da carne viva?

    OSS

    Curtir

    1. Para de bater seiken, treino com a makiwara shut, empi, haitou e no caso de querer treinar tsuki, use por enquanto o haito ( palma da mão), até curar a ferida dos seiken.
      Oss!

      Curtir

  24. Oss Muito bom Parabéns fico feliz de existir pessoas assim como vc, vou tentar fazer a minha makiwara.Obrigada. Um abraço.

    Curtir

  25. Osu!!! sensei Daniel e um prazer e falar com sua pessoa ,muito obrigado pela dica da makiwara! osu!! vou fazer uma aqui osu!!! fique na paz !!!!

    Curtir

  26. Ótimo post, eu estava justamente querendo idéias par amontar um makiwara em casa e não sabia nada, sobre nada, tipo de madeira, medidas, comprimento, materiais auxiliares tipo a almofada. Tudo ótimo Valeu

    Curtir

  27. Olá Daniel, acabei de encontrar o teu blog e gostei muito ja assisti todos os videos da tua conta do youtube, vc está de parabens pelo trabalho de orientação dessa arte nó praticamos, pelo que percebi, vc mora no japão, então, se vc puder gostaria de saber qual é a melhor marca de faixa que pode ser comprada ai no japão, pois minha prima vai fazer o exame de 1ª dan final do ano e o pai dela gostaria de dar uma faixa japonesa e bordada com o nome dela e kanji, dizem que a marca mais utilizada é a hokaido, o q vc me diz? e tbm como eu poderia efetuar uma compra direto daí? Parabens mais uma vez e Osu!!!

    Curtir

  28. Só estou passando para parabeniza-lo pelo blog.
    Gostei da iniciativa.
    DEUS Abençôe e te ilumine ainda mais.
    Parabéns.
    Forte abraço
    Oss.

    Curtir

  29. Oss! eu gostei muito da meteria sobre a makiwara meus parabéns sensei.
    será quee o senhor não poderia arrumar umas makiwara para a nossa academia pois somos poucos alunos e em nossa cidade não te esse material principalmente a almofada. por ser uma cidade pequena no interior da Bahia chamada wagner. desde já agradeço
    OSS!
    meu e-mail ‘msn’ é danimaxmorais@hotmail.com

    Curtir

  30. Queria Consegui uma Mofada de Makiwara como faser, meu End. Rua Professora Suzana Menelau,370 Piedade Conj.Dom Hélder Camará CEP.54.430-660 Jaboatão dos Guararapes-PERNAMBUCO.

    Curtir

  31. Queria Consegui uma Mofada de Makiwara como faser, meu End. Rua Professora Suzana Menelau,370 Piedade Conj.Dom Hélder Camará CEP.54.430-660 Jaboatão dos Guararapes-PERNAMBUCO. gostei das suas inspricações soubre bater no Makiwara.

    Curtir

  32. óla pinto San eu queria saber si eu posso usa uma sandalia no lugar da aumofada . Eu queria saber se você vende aumofada. e por quanto ela fica?

    Curtir

    1. Sim Ruan , pode usar uma sandália sim, aliás, eu usava uma como almofada antigamente, mas enrole ela em um pano macio para evitar que a borracha faça feridas nas suas mãos, por que se fizer vc terá que parar os treinos com a makiwra a e irá perder a periodicidade.
      As almofadas da Tokaido não se fabricam mais. Oss!

      Curtir

  33. óla pinto San eu queria saber si eu posso usa uma sandalia no lugar da aumofada . Eu queria saber se você vende aumofada. e por quanto ela fica? Eu queria saber mais uma coisa o makiwara que eu to pensando de fazer é com uma mola atrás da taboa assim tem alguama coisa que possa mim prejudicar no meu treinamento ?

    Curtir

      1. Mim ensinarão assim ? Por que mim falarão que se não absorve o impacto do soco pode subi para cabeça e a pessoa pode acabar ficando com problemas no futuro foi o que mim diserão.

        Pulando de assunto eu queria saber se no lugar da almofada eu poderia usar uma sandalia coberta com um pano para que absorva o suo. para soca nela? E quantas vezes eu preciso socar no makiwara por dia.

        Curtir

  34. Mais outra coisa que eu queria saber o makiwara com a mola atrás da madeira serve para treina para a pessoa ficar com um bom soco ou a mola atrapalha o treinamento. Mim dá uma boa dica para eu fazer um bom makiwara .

    Curtir

    1. Não existe a necessidade da mola, vai atrapalhar e prejudicar fisicamente. ISSO É EXAGERO!
      Sobre dicas, a maioria deles sobre uma boa makiwara está postado aqui no blog, procure por favor . Caso você depois de procurar não achar o que queria, terei o prazer de lhe responder qualquer dúvida sobre o assunto. Oss!

      Curtir

    1. A makiwara vai ficar dura, não vai vibrar , se for uma makiqara tradicional como essa qu etem aqui no meu blog. Se vc bater em uma makiwara dura assim, seu pulso, cotovelo e, ombro, coluna irão sofrer lesões, no começo uma dorzinha de nada, depois uma puta de uma inflamação. Assista os videos sobre makiwara aqui no blog antes. Oss! P.S Vc treina há quanto tempo?

      Curtir

  35. Vou começar treina com o makiwara assim que eu terminar de fazer o meu. Eu queria tira uma duvida para mim ter um soco forte o makiwara ajuda?

    Curtir

  36. Vou começar treina com o makiwara assim que eu terminar de fazer o meu. Eu queria tira uma duvida para mim ter um soco forte o makiwara ajuda? Quantas vezes é necessario soco por dia no começo do treinamento com o makiwara? E depois que eu tive um mês de treino eu soco quantas vezes por dia.

    Curtir

  37. Pinto San eu quero esclarecer uma dúvida o makiwara que eu fiz , foi assim eu cavei um buraco no chão e coloquei o makiwara dentre do chão . Isso tem alguma coisa a ver? Que possa mim prejudicar no treinamento? Mais uma coisa minha altura é 1 metro e 60 o makiwara que eu fiz eu coloquei da altura do meu plexo estou correto eu errado. Qual é a altura correta do makiwara para está ,minha altuta ?

    Curtir

  38. Quando a gente soca o nosso braço estica totalmente ou fica semi-flexionado???
    Agora veio essa duvida,husuhas
    se puder me responder…
    Abraço,agradecido desde ja
    OSS

    Curtir

  39. Pinto San, sou praticante de artes marciais a 21 anos e de Karatê a exatos 7 anos, adorei a sua abordagem e didática sobre a confecção do MAKIWARA.
    Moro no RJ e aqui é muito díficil arrumar uma almofada de pancada para confecção de um Makiwara de qualidade, poderia por gentileza indicar algum lugar para comprar??? Pago todas as dispesas de remessa.
    At.
    Erik

    Curtir

  40. Meu nome é Andrew, residente em Belém-Pará. Estou parado alguns anos dos treinos de karate, mas sempre busco informações sobre a historia da arte, tecnicas, livros…
    Fiquei admirado da organização de seu blog. Muitas informações e conhecimento da arte! Meus parabens! 😀
    Gostaria de tirar futuramente algumas duvidas sobre como anda os campeonatos, treinos e outros. Ha! O post falando sobre o Makiwara ficou excelente!!!

    OSS!

    Curtir

  41. Ou Pinto San por favor me de uma almofada ?
    ah ,e quero saber se é recomendavel makiawra para faixas amarelas ?

    Curtir

  42. Pinto San por favor me de uma almofada pra makiawra??
    eu queria saber uma dica tambem para se dar bem nas minhas aulas de karate…
    sou faixa Amarela antiga!

    oss!

    Curtir

  43. Me da uma almofada pra makiawra??? por favor por favor por favor por favor por favor por favor por favor por favor por favor por favor por favor por favor por favor !!?

    Curtir

  44. Pinto San, gostei muito do post. Estou fabricando uma para mim. Vamos ver como ficará. Vou fixá-la na parede, pois não tenho um poste como o seu no meu apartamento. Olhei no site da tokaido, mas não encontrei mais almofadas. Você sabe se eles pararam de fabricar? Obrigada, abraço e parabéns pelo post!

    Curtir

  45. Oss, Sensei Pinto San Otimo Trabalho que vc esta fazendo, temos que juntar todos os karatekas do brasil e do exterior que apreciam a arte do karate e otimos sensei de karate como o sr e fazer esse blog bombar.Tenho certeza q vc nao atingiu nen a metade de q vc pode atingir, Vc merece muito mais reconhecimento e respeito do q ja tem! Oss ,. (Vitor 9meses de karate 16 anos.

    Curtir

  46. na minha visao de praticante de karate, eu vejo q o mesmo ta perdendo sua essência , pow a galera de hoje q treina feito moçinhas, fico muito chateado com isso, pensa q karate é so pra competições, poxa vamos honra os grandes mestre, os grandes treinamentos, esses sim sao bom

    Curtir

  47. Oss, sensei pinto!

    Já se passaram 5 anos, mas eu gostaria de saber onde posso arranjar estas almoçadas, qual o nome que busco pra comprar…

    Ótimo post, obrigado pelas dicas!

    Curtir

  48. Mestre, sou praticante de artes marciais há cinco anos, e há dois pratico karate, mas meu calejamento deixa a desejar. Queria montar uma makiwara em casa, mas não tenho postes ou pilastras fortes o suficiente
    Queria prende-la de modo que não tivesse que furar paredes, ou o chão, e não tenho terra na minha rua para enterra-la. Como eu poderia fazer.
    Se possível poderia me responder por facebook.

    Curtir

Deixe sua opinião por favor. Oss!