
Chojun Miyagi tornou-se discípulo de Kanryo Higaonna (1853-1915), fundador do estilo Naha-te, quando tinha 14 anos. Resistiu a difíceis treinamentos e em 1915 foi à província de Fujian na China, aperfeiçoar suas habilidades nas artes marciais.
Realizou também muitas pesquisas sobre guerreiros chineses notáveis. Em conseqüência, pode examinar e organizar as técnicas de karate e os princípios de artes marciais que havia aprendido. Consolidou o karate moderno, incorporando elementos eficazes do atletismo, ginástica e de artes marciais, além aos princípios da razão e da ciência.
O discípulo o mais promissor de Chojun Miyagi, Jinan Shinzato, deu uma demonstração no “All Japan Martial Arts Tournament” Oferecendo parabenizações a Ascensão do Imperador, Acontecida no Templo Meiji Jingu em 1929. Foi-lhe perguntado a que escola do karate pertenceu.
Quando retornou para casa, contou a Miyagi sobre o ocorrido. Miyagi decidiu escolher o Goju-ryu (o estilo pesado-leve), inspirado por um dos “oito Preceitos” do Kempo, escritos no Bubishi, que significa “o método pesado e leve, inalação e expiração”.
A característica principal do Goju-ryu é “o método respiração” acompanhado pelas exclamações vocais, enfatizando a inalação e a exalação “que trazem a força interior e que emitem a força para o exterior”.
Os kata do Goju-ryu são dividido amplamente em: Sanchin (princípios), Kaishu-gata (formas de mão aberta), e Heishu-gata (formas de mão fechada). Os kata tradicionais passados de Kanryo Higaonna às presentes gerações incluem: Sanchin, Saifa, Seienchin, Shisochin, Sanseiryu, Seipai, Kururunfa, Seisan, e Suparinpei (ou Pecchurin). Além dos kata tradicionais, a Goju-ryu adicionou Kokumin Fukyugata, uma série do kata criada por Chojun Miyagi para a popularização em âmbito nacional da escola – Gekisai Dai Ichi, Gekisai Dai Ni e Tensho – que completam os kata Goju-ryu para Tanren.
Kata Típicos do Goju-ryu
Suparinpei
Este kata é também conhecido como Pecchurin (no Shotokan: Hyakuhachiho). Diz-se que este kata consistia em três formas diferentes – Jo (alto), Chu (Médio) e Ge(Baixo) – visto que o Suparinpei atual é Jo (alto), e é o mais longo entre todo o kata de Goju-ryu. As várias técnicas são roladas para fora e para todas as direções, e tem um sentido rítmico rico com um tempo lento-rápido. Isso o faz diferente e atrativo. É um kata que sugere a mística do Goju-ryu.
Na foto , Morio Higaona sensei, Hanshi 10º dan do estilo Goju Ryu.

Devido aos problemas de saúde do administrador do blog, tivemos um atraso considerável nas postagens. Mas semana que vem teremos a continuação da séria sobre o karate de okinawa.
Até lá, Ossu!
Republicou isso em Duda Vila Nova.
CurtirCurtir
Oss sensei
como sempre boas informções….
Oss
alberto -Shudokan / Santos-S.P.
CurtirCurtir
Hyakuhachiho… …meu próximo kata…
VC conhece esse Kata Thiago sensei?
CurtirCurtir
Osu! Aí vai o link do meu canal com os vídeos desse e outros kata JKS: http://www.youtube.com/user/shinjigenkan
CurtirCurtir
Muito bom Tiago e Daniel, é sempre bom um pouco de história, estou gostando muito.
Oss.
CurtirCurtir