Carta da WUKF para WKF pelo Karate Olímpico

‘Convocação para uma abordagem conjunta para garantir o Karate nos Jogos Olímpicos’

A World Union of Karate-Do Federations (WUKF) está hoje pedindo uma abordagem conjunta para garantir o Karate nos Jogos Olímpicos. Dr. Liviu Crisan, Presidente Mundial da WUKF, escreveu hoje à Federação Mundial de Karate (WKF) dizendo que é hora de alinhar o Karate para que o esporte possa garantir a participação a longo prazo no calendário olímpico.

O Karate foi apresentado como um “esporte anfitrião” nos jogos de Tóquio 2020, mas não foi incluído nos Jogos de Paris 2024 e há sérias dúvidas sobre a inclusão para Los Angeles 2028. A posição atual dentro do Karatê é de fragmentação com mais pessoas praticando a arte & esporte em todo o mundo fora do WKF do que nele. Embora o Comitê Olímpico Internacional (COI) tenha aceitado o WKF no calendário olímpico para Tóquio 2020, há o reconhecimento de que um grande número de praticantes de Karate são excluídos desse processo e a situação precisará mudar antes que o Karatê possa tomar seu lugar mais uma vez dentro da família olímpica.

Em carta ao senhor Antonio Espinos, presidente da WKF, o Dr. Liviu Crisan disse: “A triste realidade é que, internacionalmente, o Karate não fala com uma só voz. Embora o WKF seja atualmente reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), há muitos milhões de praticantes de Karate em todo o mundo que participam de competições fora da estrutura do WKF.

Se o Karate quer realmente tomar seu lugar dentro da família olímpica em uma base de longo prazo, precisamos cooperar e encontrar um caminho juntos, para que todos os praticantes de Karate, independentemente do estilo ou afiliação possam ter a oportunidade de competir em nível olímpico.

A situação atual em todo o mundo é, infelizmente, de divisão. Nosso caso coletivo para o COI seria significativamente mais forte se encontrássemos uma maneira de sermos mais inclusivos.

A WUKF está pronta para trabalhar com você e todos os grandes órgãos dentro da comunidade internacional de Karate, para encontrar um terreno e propósito comuns para que todos possamos ver o Karate tomar seu lugar como um esporte olímpico de longo prazo. Nosso caso ao Comitê Olímpico será mais forte se ficarmos juntos.”

A carta também foi enviada ao senhor Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional.

Fonte: WUKF

15 comentários sobre “Carta da WUKF para WKF pelo Karate Olímpico

  1. Espero de verdade que possamos resolver isso ,porque só quem perde e os milhares de alunos de karatê por todo o mundo ,sendo assim todos perdem Oss

    Curtir

    1. São os dirigentes do karatê, presidentes de uma maneira geral querendo se “sobrepor” as outras federações e ou estilos, ganância da fama do dinheiro que causou essa desunião e criação de várias federações, ” Tudo que se divide enfraquece”, são vários faixas pretas com vários DAN’s, acreditando que não tem mais nada para aprender

      Curtir

  2. Enquanto a WKF excluir os atletas das outras federações, o Karate nunca estará bem representado e isso enfraquece o esporte, que fica sem forças junto ao COI para se tornar de fato um esporte olímpico, claro que, entrando pela porta da frente e não apenas como um mero convidado em determinados Jogos Olímpicos da maior celebração esportiva do mundo.

    Curtir

  3. É Lamentável estas pendências que existem no karatê, podendo estar firme e consolidado nos jogos olímpicos por décadas, mas infelizmente existem os mercenários do karaté no Brasil que só pensam no próprio bolso e na ganância.assim é aqui no Brasil. Falo por experiência própria .

    Curtir

  4. desde que pratico o karate só havia uma confederação Nacional de karate. ms mesmo com essa divisão, todos tem a oportunidade de participar sim, as regras
    da wkf são hoje as regras reconhecida pelo COB e tbm pelo COI, acredito que seguindo essas regras todos tem o direito
    de participação.

    Curtir

    1. Uma ótima oportunidade para nossos atletas nacionais mostra o karatê para o mundo ,essa é a única forma deles serem reconhecidos como praticantes de uma modalidade esportiva oss!

      Curtir

  5. Nada muda se você não mudar primeiro, Eu sou BAHIA BRASIL KARATÊ, aguardando a oportunidade para representar meu país à mais de 40 anos praticando, treinando e formando bons atletas com sonhos e muita dedicação. Eu acho que já é tempo de terminar as diferenças entre os senhores, o Karatê tem perdido muito com essas brigas que não condizem com a ética desta nobre arte milenar ( karatê ). Estamos torcendo pra que as coisas mudem pra que o nosso karatê venha crescer e ser mais valorizado. Precisamos nos respeitar uns aos outros e nos abraçarmos como uma verdadeira família . Precisamos ter humildade pra perdoar e pedi perdão, abraçar e sermos abraçados pois somos todos karatecas. Deixo a minha saudação honrosa a todos os senhores e peço a Deus que ainda nessa vida eu possa ver a unificação do karatê brasileiro e mundial para o bem de todos nós. Oss

    Curtir

  6. Sim precisamos seguir o exemplo do judô eu não sei porque desta divisão o karatê é um só independente de estilos . Vamos nos unir para o bem do karatê oss

    Curtir

  7. Tenho um filho de 9 anos e cheio de sonhos. Ele pratica Karatê Shotokan, na Associação Caruaruense de Karatê, e ao incluí-lo no esporte, descobri a divisão que existe no Karatê, por questões políticas de interesses financeiros. Pensei em trocar de esporte pra ele, mas ele se apaixonou pelo Karatê. Espero que um dia, ele possa estar disputando o lugar mais alto do pódio numa olimpíada, conquistando o ouro olímpico e o mundo neste tão nobre esporte, para que possa estar valendo a pena todos os nossos esforços; o meu no investimento e o dele na dedicação.
    Gabriel Cavalcanti Simões.
    Caruaru-PE

    Curtir

Deixe sua opinião por favor. Oss!