No dia 24 de Setembro deste ano, eu e o José Pedro Leal (o Pedrinho da equipe do site) tivemos a honra de participar do curso “Karate Sem Paradigmas”, no CT Dojo ministrado pelo Sensei Bruno Cabrera, vice campeão mundial pela WKC e 2x campeão pan-americano pela WUKO/WUKF. Sensei Bruno Cabrera mora nos Estados Unidos, mas veio passar alguns dias no Brasil.
Chegando ao local, um belo Dojo diga-se de passagem, o treinamento para as crianças já estava no final. Iniciando o curso para os adultos, Sensei Bruno foi mostrando um pouco do treinamento físico aplicado aos atletas (haja cardio!) e em seguida focou o treino na parte do combate principalmente, tanto na parte competitiva, quanto na tradicional/def. pessoal. Sempre tentando mostrar uma visão mais ampla e livre a respeito das técnicas, cumprindo a proposta do curso de se afastar um pouco das formas e adaptar o que treinamos para situações tanto de combate competitivo, quanto para “rua”.
Dentre as técnicas, treinamos como nos movimentar melhor controlando a distância do oponente, a importância da esquiva nos treinos, saídas de agarramentos (assim como uma boa noção da “esgrima” no BJJ), como se defender a partir do momento que você caiu no chão (ou como Sensei Bruno salientou “Kit de Sobrevivência do Karateca”) e outras técnicas e movimentações muito bem passadas e treinadas por todos. Acreditem, o Karate tem base técnica para se treinar tudo isso.
A maior importância deste treinamento/curso foi mostrar para nós Karatecas, que o que treinamos não se deve limitar a apenas o básico ou “feijão com arroz”. Devemos estar preparados para qualquer tipo de oponente (principalmente de outra arte marcial) e inúmeros outros tipos de situações também. Nos libertarmos dos paradigmas e termos uma visão mais ampla do que o Karate e suas técnicas podem nos oferecer.
Agradecemos a Sensei Carolina Torres por disponibilizar seu belo Dojo e ao Sensei Bruno Cabrera por transmitir um pouco do seu conhecimento para todos os participantes que saíram muito satisfeitos com o que foi passado.
Osu!
Por José Victor Mamede
Faixa Marrom da Associação Lopes Karate Dojo – Rio de Janeiro