PINTO KARATE CAST # 19 – Recontando a história…

A história do karate mundial

Bem vindos karateka’s, historiadores e você meu querido chato  que com certeza irá esquecer de comentar!

Um podcast gigante, a altura do tema que vamos conversar e discutir hoje. Eu, Pinto san e Tiago Frosi sensei , num bate papo sobre o último artigo de Frosi sensei , publicado na Revista Brasileira de Educação Física e Esportes (USP), sua pesquisa sobre a história do karate .

Fatos e fontes  recontam a história da arte do reino Ryukyo, e  nos mostrarão curiosidades que explicam de outra forma, dúvidas que existem em nossos dojos. Vamos conhecer o passado para construir o futuro !

COMO O PODCATS EXCEDEU  MAIS DE 1:30 HORAS, DECIDIMOS PUBLICA-LO EM DUAS PARTES .

CLIQUE  NO PLAYER – Parte A

CLIQUE  NO PLAYER – Parte B

Links comentados na seção de E-mails

– Novo Canal do Youtube Pinto Karate Dojo

-Comunidade do Pinto karate cast no Orkut

Twitter

-Pinto san

-Dona Pinto

-Pinto karate dojo

Links para saber mais sobre esse cast

BUSCADORES

Artigos

Vídeos

– Taiko Ryukyu Koku Matsuri Daiko – Dança de Okinawa (VIDEO)

-Bu no Mai – A dança do guerreiro ( VIDEO)

-Okinawa Eisa – Dança tradicional com  partes de kata ( VIDEO)

-Karate Jutsu Francês (sensei Bernard Bilicki)

 E-MAILS

Mande suas críticas, elogios e sugestões para pintokaratecast@hotmail.com

“Siga o Pinto ” no Twitter @Pintosan@pintokaratedojo  e  @Dona Pinto

Baixe as partes A e B , clique com o botão direito do mouse e em “salvar como”

Download   PARTE A– 67Mb [72:22 min]

Download  PARTE B– 55 MB [60:00 min]

 

Gostou? Clica nesses botões ai em baixo!


40 comentários sobre “PINTO KARATE CAST # 19 – Recontando a história…

  1. Kombawa Pinto San,

    Podcast wa ii totemo desu domo arigato. Omedotoo gozimasu!!
    Ano Watashi wa nihon no ikiru tame ni nihongo benkyo shimasu!
    Watashi wa Pinto Sensei to Karate shimasu ka ?

    Risos! Tá muito ruim… ? Tô estudando….ano que vem devo estar por aí!!

    Foi o melhor ou um dos melhores podcasts! Os vídeos são sensacionais, de cair o queixo. Grande revelação mesmo.

    Domo arigato Pinto San.

    Oss!
    Paulo -RJ
    “Bodhi” do Karateca.net

    Curtir

  2. Daniel san!!
    ficou muito bom seu Podcast de 1 hora e lá vai pedradas…..
    tem fatos curiosos em sua entrevista comTiago Frosi sensei .
    omedetou gozai masu
    Oss

    Curtir

  3. Gostei muito do conteúdo e da forma como foi abordado o assunto, parabéns. Enviei para o seu e-mail a história do karatê (pelo menos a origem) no estado do Rio Grande do Norte. Gostaria de que nos próximos casts fosse sobre os principais alunos do Ginchim Funakoshi e como eles contribuiram para o desenvolvimento do karatê.

    Novamente, parabéns pois seu blog (post e podcast) contribui para o desenvolvimento teórico e prático, mesmo que você não goste do termo, na hora em que expõe os fatos e as picaretagens (de alguns “professores” e/ou federações), o blog conscientiza e discute o que é o melhor para o karatê (muito além de estilos e federações), isso também, de certa forma, é fazer uma política que debate um os caminhos da arte marcial. Sabemos que o karatê vai além do dojo.

    Augusto César
    Natal-RN

    Curtir

  4. Bastante interessante o Pod Cast, não somente pelas informações disponibilizadas mas tb pelas verdades ditas, principalmente no quer se refere as “lendas urbanas”, tais como a nova modalidade chamada de Karate Jutsu, o Ne Waza inexistente no Karate etc. Seria interessante ter aprofundado um pouco mais sobre o conceito de “vazio” (Sunyata – Ku) em razão do desconhecimento da grande maioria sobre o assunto, mas como sei do quanto deve ter sido difícil condicionar assuntos tão importantes num espaço de tempo tão curto.
    Parabéns pela iniciativa de trazer o conhecimento acadêmico ao seu Blog, “achismos” e picaretas temos de sobra por esse nosso grande Brasil.
    Segue a sugestão de novamente convidar o ilustre pesquisador Frosi para novamente nos brindar com o resultado de suas pesquisas.
    Getulio Taigen
    Oss!

    Curtir

    1. Segue a sugestão de convidar o Getúlio Taigen para nos ajudar com esse “vazio” que ficou no cast de hoje! 😉
      Obrigado pelao força sensei. Oss!

      Curtir

      1. tbm concordo meu amigo Daniel, sei o quanto o sensei Getúlio tem a acrescentar para que esses cast fiquem cada vez melhor.

        Curtir

  5. Oss Pinto San! Eu de novo. Hoje ouvi a parte 2. Parabéns ao programa podcast e ao pesquisador mais uma vez! Bom, fiquei com algumas dúvidas, referentes mais ao final do programa, em particular a questão Jutsu. Desculpe se eu me estender um pouco!

    Acho que os fatos dizem muita coisa, mas eles são vistos e interpretados pela ótica do pesquisador. Com isso quero humildemente discordar da comparação do Gracie JJ com o Karate-Jutsu. De ínicio Gracie é o nome de uma família fazendo sentido então o comentário que foi feito no pod sobre a divulgação da arte que, arte essa que também antecede Kano e Maeda San. Antes como se chamava Jujustu (?), então deveria ser esse o nome até hoje…?

    Quanto ao Karatê foi dito que não tinha o status de Jutsu (até mesmo pq essa é uma palavra japonesa correto? Mas conceitualmente não deixava de ser uma técnica com intuito pratico ao invés de um caminho de formação(Do). Entendi, por favor me corrijam se tiver entendido errado, que o Karate deveria ter o status de Justu para ser incluido como budo, assim como as outras artes, e não deram a ele esse status, mesmo sem ele “carregar” a palavra justu, ao aceitarem-no ? Então fiquei em dúvida qual foi a conclusão chegada no final do Pod sobre o assunto: afinal o Karate tornou-se budo a partir de uma tradição folclorica ? Ou a partir de uma técnica de luta ? Talvez pelo conceito de jutsu estar presente explicitamente ou não no nome da arte no começo do sec XX que a JKA tenha colocado Karate-Jutsu em seu site referindo-se a introdução por Funakoshi (veja o link por favor
    http://www.jka.or.jp/english/about/funakoshi.html )

    Então tanto quanto o Gracie JJ poderia se chamar Jujutsu o Karate poderia se chamar Karate-Justu, Tode, etc…ou não?
    Abusando um pouco dos argumentos, quem sabe também Shaolin (Shorin), Vramusha (desculpe o erro de grafia nessa), porque no final todas as artes estão expostas a culturas e pessoas, que as alteram conforme suas circunstâncias.

    O Karate Shotokan é muito Japonês ! Inclusive por incorporar o budo, ter sido modificado de forma acentuada por japoneses, etc. Procurar a “raiz” pode ser algo sem fim, é muito mais interessante procurarmos os “elos perdidos” que foram as pessoas/circunstancias que transformaram para lá e para cá as artes. Não que eu defenda marca alguma, mas certamente o Gracie Jiujitsu e muito diferente do Jujustu original,pessoas e circustancias o transformaram. Enfim seria interessante se pudesse esclarecer melhor a questão Jutsu !

    Oss!!

    Curtir

  6. Muito bom Pinto San!
    Essas lendas são bem típicas no Japão e aqui no Brasil não é?
    Lendas que eu digo, são aquelas que passam de boca a boca. Principalmente sobre o Sensei Funakoshi.
    Eu particularmente sou apaixonado pelos ensinamentos filosóficos do Sensei Funakoshi.
    Já como você falou, muitas vezes nós tratamos os Sensei como deuses e que de fato não são. Acho que o respeito acima de tudo (como o karate-do fala) não consiste em endeusar ninguem,acho que o respeito existe mesmo que você filtre os atos e conselhos que seu Sensei lhe dá.

    OSS!
    OBS: Mandei a você um evento por e-mail, gostaria se possível que você cita-se ele aqui.

    Yan Ferreira de Alencar, 17 anos
    Juazeiro do Norte – Ceará
    4º KYU – Shotokan . AJUK

    Curtir

  7. Evandro Teixeira 25 Anos Botucatu-SP

    Oss Pinto San!
    Parabens pelo podcast esse realmente foi um dos melhores que já ouvi, polêmico!
    me deixou com algumas duvidas e curiosidades, preciso ouvir pelo menos mais uma vez pra entender legal o assunto e pesquisar tbm já que foi controverso a muita coisa que agente aprende desde cedo na academia ou em qualquer outro lugar que se tenho o assunto sobre karate.
    seu trabalho e do thiago frosi sensei está cada vez melhor!
    Parabéns
    Oss.

    Curtir

  8. [Após ausência nos ultimos 3 podcasts]
    Oss Pinto San e Thiago Frosi senseis, qualquer palavra abaixo de excelente para descrever a impressão causada por este podcast seria puramente desdenhe.

    Curtir

  9. Oss Pinto San.
    Fico muito feliz pela sua grande dedicação em divulgar o verdadeiro Karatê. Parabéns pelo seu trabalho

    Curtir

  10. Otimo pod. Parabéns Pinto San e Frosi San.
    Estou ouvindo o pod mais uma vez e depois posto minhas dúvidas, mais a principio não consegui encontrar a publicação do trabalho de Tiago Frosi na Revista da USP será que da pra me ajudar a encontrar.
    Obrigado e continuem com o otimo trabalho.

    Curtir

    1. Miguel, o portal da revista realmente é meio confuso, caso não consigas acessar, naquele link “biblioteca digital” postado logo abaixo dos links do cast deixei todos os meus artigos sobre Karate, então podes baixar por ali também. Osu!!!

      Curtir

  11. Muito bom esse podcast. Verdadeira aula de História do Karatê! Ainda não ouvi a segunda parte, mas já está no MP3 player. O pdf do artigo já tá na mão também. Muito obrigado aos dois responsáveis pelo cast, um dos melhores até então! Oss

    Curtir

    1. Ouvi a segunda parte e passei aqui pra elogiar de novo, muito bacana. Teve até referência a George Orwell em um dos desabafos do Pinto san! Pinto Karatê Cast histórico e filosófico. Belo trabalho de Tiago Frosi Sensei! Oss

      Curtir

  12. Parabéns sensei Daniel pelo seu brilhante trabalho com esses cast e gostaria de agradecer de coração ao sensei Tiago pela espetacular aula que nos proporcionou com bastante educação e domínio do assunto. Obrigado amigos, oss.

    Curtir

  13. Polemico, principalmente a parte do karate-jutsu. Uma parte 2 do assunto caberia bem. Parabens aos dois.

    Curtir

  14. Na minha opinião este foi o melhor cast já feito pelo blog, parabéns Pinto San! Temos que agradecer a Thiago Frosi por sua dedicação e sua atenção em compartilhar todos esses conhecimentos adquiridos em seus estudos com outros karatecas.
    Oss!

    Curtir

  15. Oss,
    Execelente Cast. Cada dia que passa vocês surpreendem mais, já tinha baixado este artigo no blog do sensei Frosi, mais ainda não tinha lido, inclusive baixei outros interessantes lá, recomendo a visita, parabéns por compartilhar com nós estes estudos sensei Frosi.
    E Pinto San, o cast ficou ótimo com a música de fundo mais baixa, dar para entender perfeitamente.
    E como diz o Felipe, realmente polemico a parte do karate-jutsu, já vi uns DVDs do sensei Biliki, que você colocou o link do Youtube, é uma visão totalmente diferente, sempre aprendir que o kata é uma simulação de luta contra vários adversários, como o próprio sensei Frosi fala em outro artigo dele sobre A Cultura nos Kata, mas nestes DVDs o bunkai é aplicado apenas contra um adversário que fica girando em torno dos movimentos, diferente, mas achei legal.
    Já falei demais.
    Parabéns a todos.

    Oss,

    Igor Pedreira – Feira de Santana-Ba

    Curtir

  16. Pinto San e Tiago, parabéns pelo cast! Gostei muito. Exelente iniciativa pra fomentar a busca, por parte dos nossos colegas Karate-ka, por um pouco da nossa história.

    Só uma crítica: como vocês puderam falar esse tempo todo sobre o desenvolvimento do Karate e não mencionaram nem uma vez o nome de Matsumura? Ele foi, na minha humilde opinião, o engendrador da maior revolução da história do Karate. Merecia pelo menos uma menção… Sem mais choramingos, continuem o exelente trabalho e já espero pelo próximo cast!

    OSS!

    Marcos Piolla – RJ

    Curtir

    1. É verdade meu querido, mas ainda bem quentão falamos , se não o cast iria para as 3 horas de duração ….
      Mas quem sabe não teremos no futuro uma serie sobre mestres do karate?
      Abração, oss!

      Curtir

  17. Grande Pinto San, parabéns por mais um excelente podcast. Cada dia mais me apaixono por nossa arte tão amada que é o karatê. Muito obrigado por abrir minha visão a respeito de outros estilos, pois como praticante de tradicional era muito preconceituoso, mas hoje enxergo apenas um Karatê, independente de associações ou federações.Espero que continue com o excelente trabalho com sua equipe e que continue metendo o Pau nos picaretas do nosso Brasil, só assim teremos um Karatê cada dia mais digno.\

    Um Grande beijo a você e toda sua família (dona pinto e didinha rsrs)

    OSS.

    Curtir

  18. Olá Pinto-San e Dona Pinto mais uma vez parabéns pelo seu trabalho este Post está incrível, Roberto Sensei é o Google e Pinto san é a Wikipédia do Karate, uma parceira de sucesso! Baixei todos e salvei todos os podcasts no meu Mp3! Abração!

    Curtir

  19. excelente, muitas dúvidas foram esclarecidas com esse cast, com certeza se tornará leitura obrigatória para quuem deseja apender realmente toda a cultura por tras do karate, parabéns ao sensei Tjhiago Frosi pela iniciativa que serve de inspiração, oss

    Curtir

  20. Fantástico!!!!! Vou usar muito esse artigo… estou fazendo dois projetos de extensão na universidade que trabalho, um de Aikido, outro de karate, vai ser fantástico para meu embasamento!!!! DOMOARIGATO GOZAI MASHITA!!!!!Pinto San e Frozi San vcs se superaram dessa vez… muito, mas muito legal. Sou professor do curso de música da Universidade do Sagrado Coração de Bauru, pretendo iniciar os projetos ano que vem, faço meu exame pra preta ano que vem se tudo correr bem… esse ano tive que deixá-lo de lado… (sem grana!)… Osu!
    Daniel Campos

    Bauru – SP
    Instituto Hitsuji, 1ºkyu
    Carneiro Sensei (5ºDan)

    Curtir

  21. Parabéns pelo conteúdo do podcast Pinto San!! A família Shito Ryu do Rio de Janeiro te parabeniza. Legal ver essa galera que contribui cada vez mais para o engrandecimento de nossa nobre arte!!!

    OSU

    Wagner Soeiro (40 anos)
    Mareny Kai – Karatê Shito Ryu
    Rio de Janeiro – RJ

    Curtir

  22. Excelente trabalho Pinto san , parabéns!!! é admirável a sua dedicação ao karatê e pra mim serve como um grande incentivo a estudar cada vez mais essa nobre arte. OSS!

    Daniel Costa.( 1° Dan Kenyu Ryu ) BH-MG

    Curtir

  23. Oss Daniel… Muito bom o podcast. Muitas informações valiosas. Porém, não estou conseguindo acessar o link do artigo de Tiago Frosi. Poderia disponibiliza-lo novamente? Oss.

    V

    Curtir

Deixe sua opinião por favor. Oss!